Setembro amarelo (prevenção ao suicídio)

From Henry's personal library
Revision as of 14:48, 20 February 2025 by Wikiadmin (talk | contribs) (Referências)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Setembro amarelo. Tem uma coisa que aprendi com todos os canais que assisto. Canais de idiomas, vida em outro país, psicologia, filosofia, saúde mental, fisiculturismo, entre outros.

Depressão e qualquer doença ou transtorno mental não é uma escolha! A escolha não é ter ou não ter aquilo. A escolha é simplesmente fazer alguma coisa a respeito. Quem tem depressão está num estado mental e físico tal que a consciência se altera. Os comportamentos e tudo que a pessoa pensa estão fora de um padrão normal (qual o padrão normal eu não sei). A questão é que a própria maneira de pensar e de agir já está "contaminada" por vieses cognitivos. A escolha da pessoa é se ela vai fazer alguma coisa ou não.

A decisão de melhorar ou não, é controlada por vontade própria. Mas quando se está num estado alterado de consciência é este o problema da mente. A mente não está funcionando como deveria para tomar uma decisão mais clara. É daí que vem tanto julgamento e conselho indevido, porque você tem que entender que a mente num estado alterado não tem tanta clareza quanto você acha que tem. Você está dizendo uma coisa, mas quem está do outro lado está entendo outra ou nem entender é capaz de entender.

Referências