Itere, Itere, Itere
O processo de criação de cartas de magic é iterativo. De cada carta até o set finalizado há muita iteração. Isto se aplica a qualquer coisa, não apenas cartas de magic. Há um primeiro rascunho e mesmo muitos e muitos rascunhos não farão a carta ou set ficarem perfeitos. Quem sabe próximo da perfeição. Mas a perfeição existe mesmo? Eles têm um cronograma as cartas são feitas dentro desse cronograma. Isto significa que não há todo tempo do mundo para criar as cartas e em grande parte isto é bom.
Eu posso dizer que isso se aplica muito bem à própria vida. Se você já estudou para provas de qualquer tipo, provavelmente sentiu que precisava iterar. Neste caso iterar significa que você não irá ler e resolver questões de provas uma única vez. Há revisão, ler de novo, melhorar a sua velocidade, melhorar a sua redação. Tudo isso é iteração. Eu li alguns livros de psicologia, desenvolvimento pessoal e áreas relacionadas e iteração significa admitir erros. Você precisa errar para melhorar. Não há outro meio e os transtornos de personalidade são transtornos porque uma das fundações de um é precisamente a incapacidade de aprender com os erros. Por outro lado, melhorar não quer dizer apenas fazer o bem. Também pode significar cometer crimes, fraudes ou golpes mais sofisticados. O mundo não é um conto de fadas e da mesma maneira que alguns se esforçam para serem melhores pelo bem, outros ou empresas o fazem para fazerem coisas ruins. Como palavras de sabedoria, esteja ciente de que se você fracassa em melhorar, alguém irá conseguir. O que quero dizer com isto é que se o seu jogo ou design de um nível fracassa, alguém vai aprender com o aquilo. O alguém não pode ser você mesmo? Infelizmente eu não posso dar uma resposta para a pergunta "Quanto o suficiente é suficiente?". Eu só posso dizer que a obsessão com a perfeição é danosa.
Sobre o cronograma eu posso afirmar seguramente que todo mundo deve ter cronogramas. Se num extremo temos aqueles que estão obcecados com cronogramas e perfeição e isto é realmente danoso para a vida. No outro temos aqueles que são incapazes de seguir cronogramas e a ausência de um, de prazos ou qualquer forma de controle ou organização também é danosa. Eu acredito fortemente que uma receita universal para lidar com cronogramas não existe e nunca irá existir. Existem variáveis demais para pensar numa solução universal aqui.
Design de jogos e de níveis são bastante baseados em iteração. Se você já assistiu um documentário sobre criação de filmes, jogos, níveis. É um processo iterativo. Não espere um plano ser perfeito e daí seguí-lo sem que nenhum percalço, tropeço ou falha vá acontecer no meio. Não, é impossível prever tudo. Você precisa estar aberto a opiniões e retornos.