Você está perdido e sem rumo na vida?
"Penso, logo existo". Tentei mudar para "Sinto, logo estou vivo", mas logo percebi que isso não se aplicaria para plantas. Então não deu muito certo. "Envelheço, logo vivo". Boa ideia, mas mesmo o Sol envelhece e não é um ser vivo.
Se eu pensar em reportagens e filmes no geral, objetivo ou missão de vida pende muito para o lado do grandioso. Acho que repórter pergunta isso como se as pessoas procurassem algo maior. Como se fosse uma escalada ao Monte Everest. Não sei a origem da frase "A natureza não dá saltos", mas aplicando na vida. A vida acontece em passos. Maiores ou menores, mas não acontece sempre em saltos. Estou pensando numa visão de depoimentos de sobreviventes de guerras, acidentes graves, recuperação de depressão e atletas em geral. É sempre uma prática diária e no lugar de se preocupar com o fim, o resultado, você tem que se preocupar com o processo.
Acho que as pessoas se preocupam demais com o grande e o distante e se esquecem do que está na sua frente, nas suas mãos, ao seu lado. Respirar, andar, comer. Se não me engano foi um professor de climatologia na faculdade que numa aula falou que muitas vezes as pessoas esquecem da própria respiração e só de respirar direito já resolve muita coisa. Comer direito e dormir direito é o básico. Tem um livro que o técnico Bernardinho cita que o título já diz "Arrume a sua cama", de William McRaven. O sentido da vida estar no coletivo, como a Yvonne diz na live, dá para juntar com a frase do Neil Armstrong "Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade". A humanidade é um somatório de pequenos passos. As próprias ciências exatas ensinam a subdividir problemas complexos em problemas menores e mais simples.
Acho que se uma pessoa perdida e sem rumo viesse até mim, eu diria algo como "Olhe para os seus pés e para as suas mãos. O que você pensa e sente? Onde você pisa e o que você pega? Onde você não pisa e o que você larga?". Acho que as pessoas se esquecem de si, onde estão e o que estão fazendo.
Imagens feitas com ChatGPT com este tema: